Reeleita com 1.879 votos, Alexandra Lentz (PP) foi a segunda vereadora mais votada nas eleições municipais de outubro e será a única mulher a ocupar uma cadeira na casa legislativa de Ijuí. Em entrevista à Rádio Progresso hoje (24), Lentz comemorou a votação, mas lamentou o fato de ser a única representante feminina entre 17 nomes que compõe a bancada legislativa.
Formada e pós-graduada em enfermagem pela Unijuí, Alexandra Lentz concluiu a graduação em 1996, aos 21 anos, mesmo período em que começou a atuar na Prefeitura Municipal de Ijuí. Começou trabalhando como enfermeira da educação infantil, depois passou a atuar no posto de Saúde do bairro Glória, e após auxiliar em outros postos, iniciou sua jornada no posto de saúde do bairro da Penha, onde trabalhou por muitos anos e criou um forte vínculo com a comunidade. Hoje, além de exercer o cargo de vereadora, trabalha como enfermeira na ESF do bairro Assis Brasil, onde vive atualmente com a família.
Durante entrevista à RPI, compartilhou momentos que marcaram sua história. Como parte da trajetória, atuou como coordenadora dos agentes comunitários de saúde, depois foi coordenadora de saúde e mais tarde, quando o então secretário Pezetta precisou se licenciar do cargo de titular da Secretaria Municipal da Saúde, Alexandra Lentz assumiu a pasta, sendo a primeira mulher a permanecer por uma gestão inteira no cargo, completando cinco anos como Secretária de Saúde de Ijuí. A partir daí, em 2016, com o apoio dos colegas do PDT que era o partido da vereadora na época, aceitou o desafio de concorrer ao cargo de vereadora, sendo a segunda mais votada. Naquela ocasião a enfermeira ficou atrás do atual prefeito Andrei, que liderou as votações. Já no primeiro mandato, alcançou outro fato histórico: foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Ijuí. Em 2020, após o término da primeira gestão, colocou seu nome novamente a disposição do legislativo e foi a vereadora mais votada de Ijuí, com 2022 votos.
Agora, Alexandra Lentz foi eleita para o terceiro mandato, como a segunda vereadora mais votada de Ijuí, com 1.879 votos, pelo Partido Progressistas (PP). Isso porque ela aproveitou a janela partidária do ano passado para anunciar sua desfiliação do PDT, quando migrou para a nova sigla.
Durante entrevista, a vereadora agradecer a cada voto de confiança recebido e ao apoio de todos que auxiliaram durante a campanha, mas confessou que apesar da satisfação em ser eleita para representar as mulheres na casa legislativa, gostaria de retornar ao comando da Secretaria Municipal de Saúde. “Ainda não conversei com o prefeito Andrei Cossetin depois da eleição, mas em outras ocasiões já deixei claro que eu desejava muito assumir a pasta da saúde, porque eu acho que tenho essa missão, de fazer esse trabalho diferenciado. Vou buscar em um primeiro momento isso, e se não der certo, vou assumir a câmara de vereadores, seguindo a luta diária pela comunidade” afirma.