Ontem, 23, aconteceu no Ginásio Didático da Sede Acadêmica e no auditório do Espaço + Inovação da Unijuí, a quinta edição da Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez realizada de forma presencial, a feira tem como objetivo incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas realizadas da Educação Básica ao Ensino Superior.
“Neste ano, optamos por mudar a forma de realização da Feira Estadual, para o formato presencial. E para a nossa surpresa, tivemos um recorde de trabalhos inscritos: foram 100. E por contarmos com essa amplitude estadual, mais de 20 municípios tiveram trabalhos socializados”, explicou o coordenador do projeto de extensão Feiras de Matemática, Peterson Clayton Avi.
Os trabalhos foram inscritos em oito categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Superior, Professor e Comunidade. Também, nas modalidades Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas, Matemática Pura e Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos. “Ao longo do ano, a partir de formações, incentivamos as escolas a desenvolverem projetos de pesquisa. E hoje, na Feira de Matemática, tivemos o fechamento de todo este processo, de todo o trabalho que visa promover o protagonismo dos estudantes”, reforçou o professor Peterson.
As apresentações dos trabalhos ocorreram ao longo do dia. À tarde, foi realizada a premiação. Todos os trabalhos participantes receberam troféus e medalhas. “Estamos felizes em poder participar deste dia recheado de conhecimento, de informações e de experiências em uma área tão importante quanto a matemática”, destacou o secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, participou da cerimônia e agradeceu a todos que participaram e que fizeram a Feira Estadual acontecer. “É gratificante ver estudantes na produção de pesquisa. Vocês serão – e assim eu espero, futuros pesquisadores. Que possamos, no próximo ano, ter uma feira tão forte quanto a que tivemos nesta edição”, afirmou.