Eleitores de 51 municípios do Brasil voltam às urnas, neste domingo, 27, para votar no segundo turno das eleições deste ano, a fim de escolher prefeitos e vices. 15 desses municípios são capitais de Estados, inclusive Porto Alegre.
O segundo turno acontece nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, nesse ano, realizado em 6 de outubro. No Rio Grande do Sul, haverá segundo turno em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
Disputarão o voto dos eleitores, neste domingo, os dois candidatos a prefeito que ficaram em primeiro e segundo lugares no primeiro turno. No segundo turno não tem votação para vereador. A votação vai ocorrer das 8 às 17 horas em todo país. No mesmo horário, quem estiver fora do domicílio eleitoral poderá justificar a ausência em seções eleitorais ou através do e-Título, ou seja, o título eleitoral eletrônico. Porém, o prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina hoje.
Em Ijuí, neste domingo, o Cartório Eleitoral vai estar aberto, das 8 às 17 horas, para quem quiser justificar o voto, referente a eleitores de municípios gaúchos com segundo turno. Para isso, vai ser preciso apresentar documento com foto e o título eleitoral, se tiver.
E a RPI vai realizar cobertura especial em razão das eleições. Desde o período da manhã, haverá informações do andamento do pleito, especialmente com informações direto dos municípios gaúchos em que haverá segundo turno. Já a partir das 17 horas deste domingo, a Progresso vai acompanhar a apuração dos votos, até os resultados finais e repercussões.