Morreu, aos 86 anos, na madrugada de hoje, ex- prefeito de Cruz Alta, Nilton Paulo Homercher. Ele estava internado na UTI nos últimos meses. O velório acontece na Câmara de Vereadores e o sepultamento acontecerá às 17 horas desta quarta-feira.
A trajetória
Político e comerciante, nasceu em Cruz Alta, no então distrito do Cadeado em 01 de fevereiro de 1938, filho de Rodolfo Homercher e Meazotelina Pereira. Iniciou estudos na Escola Daltro Filho (atual município de Coronel Barros) e no curso de admissão no Ginásio Cristo Redentor de Cruz Alta. Ingressou na Escola Regimental do Exército, no 17° BI (atual EASA), onde permaneceu por seis anos.
Homercher cursou a Escola Técnica de Comércio e se formou em Contabilidade e, posteriormente, na Faculdade de Direito de Santo Ângelo, sem concluir o curso. Militou no antigo PTB e elegeu-se vereador em dois mandatos consecutivos: 1968 e 1974. Em 1976 concorreu à prefeito, perdendo para o candidato Carlos Pompílio Schmidt por apenas dois votos, numa eleição em que teve 272 votos em seu nome anulados. Elegeu-se prefeito de Cruz Alta em 1992 pelo PMDB e dirigiu por muitos anos seu conhecido estabelecimento comercial, denominado “O Bolichão”.