Busca rápidaX


TRÂNSITO: Rodovias da região são interrompidas por manifestações indígenas

30 de outubro de 2024

Manifestações indígenas causam bloqueios em Rodovias Federais, na manhã desta quarta-feira (30), no Rio Grande do Sul.

Em Iraí, a BR-386 foi fechada na altura do Km 02, segundo a PRF, as rotas de desvio são através da BR-158 em SC seguindo em direção a Caibi/SC e Mondaí/SC, pela SC-283, depois atravessando de balsa entre Mondaí/SC e Vicente Dutra/RS e seguindo no sentido Caiçara/RS para Frederico Westphalen/RS, pela RS-150, assim retornando à BR-386. A PRF alerta que o desvio é apenas para automóveis, caminhonetes e caminhões de pequeno porte.

Em Caseiros, o Km 224 da BR-285 foi bloqueado, com rota de desvio por Passo Fundo x Tapejara x Ibiaçá x Lagoa Vermelha. A PRF de Santa Catarina recomenda que motoristas evitem usar a BR-158 com destino ao Rio Grande do Sul no dia de hoje (30), com isso a ponte que separa os dois estados foi fechada preventivamente. As Forças de Segurança estão em negociação com os manifestantes, porém até o momento sem previsão de liberação.

O protesto acompanha a votação, em Brasília, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48, que, se aprovada, fixará o Marco Temporal na Constituição de 1988. A decisão preocupa os povos originários, que consideram a proposta uma ameaça direta a seus direitos territoriais. Em Brasília, cerca de 400 indígenas marcharão pela Esplanada dos Ministérios, com destino à Praça dos Três Poderes, onde entregarão uma carta ao governo.

Fonte: RPI com informações PRF (Fotos: PRF SC)