Reeleito com 1017 votos, o vereador Luis Francisco Schroer, (PP) o Chico Ortiz, avaliou a sua reeleição em entrevista à RPI. Ele entrou na política em 2020, quando concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador, e fez 951 votos. Avaliando a campanha, disse que a reeleição é tão ou mais trabalhosa do que a busca pela eleição, mas que ao longo dos últimos anos não mediu esforços para mostrar à comunidade que foi merecedor de cada voto de confiança que recebeu. Afirmou que cumpriu e segue cumprindo com seu propósito de ser um vereador atuante, presente nas instituições, comunidades, bairros, distritos, enfim, ser um represente das pessoas.
Citou que trabalha com algumas linhas mais específicas, como educação, saúde e desenvolvimento, tanto social, quanto econômico e rural. Chico Ortiz mencionou, ainda, que tinha alguns objetivos para as eleições deste ano, e todos foram alcançados com êxito: aumentar a votação em relação as eleições de 2020, eleger uma bancada do Partido Progressista com um número significativo, sendo que foram seis eleitos, também almejavam, enquanto administração, uma bancada de base significativa e conseguiram eleger 13 vereadores e por fim, a reeleição do prefeito Andrei Cossetin.
Chico Ortiz também é corretor de imóveis e perito avaliador, área em que atua desde os 18 anos. É advogado, professor, e tem uma imobiliária ativa. Casado com a Engenheira Civil Angélica, pai de dois filhos, Maria, 14 anos, e Luiz, 11 anos. Ortiz também tem um escritório de advocacia, onde trabalha quando a estrutura legislativa o permite atuar.
Com forte atuação na comunidade, Ortiz presta trabalho voluntário em diversas instituições, e cita que a educação, ética, diálogo, compromisso e responsabilidade são características que o acompanham em qualquer tarefa.
Nos últimos quatro anos, depois de ser eleito vereador, a convite do prefeito Andrei Cossetin, Ortiz deixou sua cadeira no legislativo para trabalhar na Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, área em que já tinha bastante conhecimento. Nesse setor permaneceu dois anos, e a partir de 01 de janeiro de 2023 passou a atuar na Secretaria de Governo.
Em novembro do ano passado, retornou à Câmara de Vereadores. Questionado se vai permanecer no legislativo, Ortiz disse que novamente se colocou a disposição do governo Andrei para o que for necessário: “entendo que o Executivo é um projeto coletivo, mas eu estou bem e me sinto muito grato por ser vereador, e tenho um conjunto de projetos para acontecer na Câmara. Então, minha pretensão é prestar serviço público com qualidade, celeridade, ouvindo e atuando pelas pessoas. Inicialmente no legislativo, que é onde estou e para onde fui reeleito, e também a disposição do governo, se no projeto coletivo de assim for chamado”.