Busca rápidaX


Nova administração de Ajuricaba elenca principais projetos e começa definir equipe de governo

8 de novembro de 2024

O atual vice-prefeito de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch, do PP, vencedor das eleições deste ano, pretende implementar 11 novos programas, na gestão 2025/2028. Durante entrevista na RPI, ele comentou que as novidades vão se referir, por exemplo, para atender agricultores, comércio e empresas.

Dentre os projetos estão o Porteira para Dentro, ou seja, investimentos nas propriedades rurais, em que o município repassa concreto usinado e os agricultores efetuam melhorias nas estradas ou outros locais. Também existe planejamento de implantar o programa de terceirização para silagem, com a disponibilização de maquinário; ainda o GPS SOS Rural, com cadastramento de propriedades num aplicativo para facilitar atendimento dos órgãos de segurança e saúde; além do “Calçada de Casa”, para revitalização de passeios públicos, em parceria com moradores, mediante redução do valor do IPTU para quem construir calçadas, especialmente com padrões de acessibilidade.

A próxima administração ajuricabense ainda quer criar a “Rua de Negócios”, ou seja, uma feira para fomentar a integração da comunidade e o comércio local, com festividades, gastronomia e afins. No que se refere à habitação, Dolovitsch defende projeto de moradia padrão, com recursos municipais, para contemplar as necessidades habitacionais daqueles que se enquadrarem em requisitos. Outros programa pensados se referem à parceria com Senai, Sesc, Sesi e Senar para qualificar mão de obra, disponibilização de materiais básicos a fim de atender a comunidade em caso de problemas climáticos e, juntamente com o hospital, construir um lar para idosos.

Na mesma entrevista na Progresso, o prefeito eleito de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch, frisou que outro foco vai ser na busca por recursos financeiros através de emendas de deputados e senadores, também junto aos governos estadual e federal.

Destacou que haverá manutenção de várias ações da administração que termina mandato em 31 de dezembro deste ano, até porque são registrados avanços, como na infraestrutura, saúde e educação. Questionado sobre a equipe de governo, o futuro prefeito ajuricabense esclareceu que vai priorizar, para escolha, pessoas técnicas e qualificadas para os cargos, por exemplo, no que se refere a secretários.

Alguns profissionais da atual gestão municipal poderão ser mantidos, mas a ideia é ter uma administração diferenciada, com objetivo de melhorar a vida da comunidade. Ainda não há nomes definidos para secretariado. O futuro prefeito de Ajuricaba antecipou que vai manter as atuais oito secretarias municipais. Poderão ser criados alguns departamentos.

A atual e a nova administração de Ajuricaba atuam, no momento, com o processo de transição de governo. A equipe do prefeito, Ivan Chagas, começa a repassar os dados sobre orçamento, projetos e outros para o grupo que vai comandar o município. A vice-prefeita eleita de Ajuricaba é Vera Adorian, do MDB, atual vereadora.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí