Busca rápidaX

Em Brasília, HCI busca viabilizar construção do Hospital do Câncer Infantil

13 de novembro de 2024
Foto: HCI/Divulgação.

Representantes do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) estão em Brasília nesta semana dando sequência à busca por recursos para a construção do Hospital do Câncer Infantil. Nesta terça-feira (12), a comitiva se reuniu com o ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para apresentar as principais demandas da região na área da saúde, incluindo a construção de uma UTI pediátrica, que integra o projeto do novo hospital oncológico infantil.

“Foi uma reunião muito produtiva, que orientou nossa busca por recursos. Também participamos de uma reunião com a Bancada Gaúcha, na qual reafirmamos aos deputados a importância dessa iniciativa, tanto para nós como para toda a região. No entanto, ao contrário dos anos anteriores, quando 17 projetos eram priorizados, para 2025 serão apenas oito, o que dificulta a nossa luta, mas não diminui o nosso otimismo”, destacou o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

Nesta quarta-feira (13), a comitiva, composta pelo presidente do HCI, pelo diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, e pelo gerente de Controladoria, Artur Rosamovitz, participou de uma reunião com a chefe de Gabinete do Ministério da Saúde, Laina Petternelli Ferreira, e o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, José Barreto Carvalheira. A audiência, solicitada pelo ministro Pimenta, teve como pauta a possibilidade de incluir o projeto do Hospital do Câncer Infantil no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para 2025.

“Nessa reunião, a equipe técnica confirmou a viabilidade e a necessidade do projeto, que pode ser tirado do papel com o apoio do Ministério da Saúde. Foi um alinhamento direto com o Governo Federal, que demonstrou o interesse em garantir que a obra seja concretizada. Sabemos da relevância desse hospital oncológico infantil para quase metade do Estado e seguiremos trabalhando para que essa obra inicie já em 2025”, acrescentou o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca.

Acompanharam a comitiva em Brasília, o vice-líder do atual governo no Congresso Federal, deputado Elvino Bohn Gass; o líder da Bancada Gaúcha na Câmara, Dionilso Marcon; e a vereadora de São Luiz Gonzaga, Ana Barros, todos defensores do projeto do Hospital do Câncer Infantil.

Fonte: HCI