O informativo conjuntural da Emater divulgado ontem, 21, indica que 95% da área cultivada com trigo na região de Ijuí já foi colhida. Em Santo Augusto, Salto do Jacuí e Cruz Alta há áreas remanescentes a ser processadas.
Conforme o documento, as condições climáticas de baixa umidade relativa e as temperaturas elevadas facilitaram a operação, dispensando a extensão dos horários de trabalho. As lavouras foram colhidas com umidade inferior a 13%, no entanto, registra-se queda na produtividade.
Em Santa Bárbara do Sul, onde restam cerca de 500 hectares para a conclusão da colheita, a produtividade ficou entre 1.800 e 2.100 quilos por hectare. Naquele município, a qualidade do produto apresentou deterioração ao longo do processo, e os grãos colhidos, no período, não superaram PH 75.
No que tange a aveia branca, a colheita está em fase de conclusão. Na maioria das regiões, a operação foi finalizada, restando apenas algumas lavouras em fase de maturação, que devem ser colhidas nos próximos dias.
Na região de Ijuí a colheita está praticamente concluída, alcançando 99% da área cultivada, e a produtividade e a qualidade abaixo das expectativas iniciais.
Parte significativa da produção encontra-se armazenada nas propriedades. Apenas pequenos volumes foram destinados à comercialização por meio de trocas por insumos agrícolas.
Praticamente o mesmo vale para a canola. Neste caso, o informativo conjuntural informou uma produtividade média está estimada em 1.640 quilos por hectare.
Já em relação a soja, estima-se que na região de Ijuí, a semeadura avançou intensamente até 13 de novembro. A partir desta data os trabalhos concentraram-se em áreas com umidade do solo ainda adequada.
O ritmo da operação foi gradualmente reduzido devido à insuficiência hídrica em algumas localidades e à conclusão do plano em pequenas propriedades.
Atualmente, cerca de 65% da área total está semeada, representando um avanço em relação às safras 2022/2023 e 2023/2024.
Quanto ao milho, 78% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 16% em floração e 6% em enchimento de grãos.
Em Catuípe, as lavouras estão definhando em razão dos 25 dias sem chuvas. Em Ibirubá, foi necessário o controle de pulgão prática incomum na cultura.