Busca rápidaX


MANCHETES

Orçamento de Ijuí para 2025 tem aumento estimado de 9%

10 de dezembro de 2024

O Executivo de Ijuí está em processo final de organização do orçamento municipal do próximo ano. Hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, o secretário da Fazenda, Serafim Ferreira, disse que a previsão é de 733 milhões e 400 mil reais para 2025.

Desse montante, para a administração direta, ou seja, prefeitura, o orçamento indicado é de 472 milhões de reais; Previjuí, que é o sistema de previdência dos servidores públicos municipais, 148 milhões; Demei Distribuição – Departamento Municipal de Energia – em torno de 150 milhões; e Demei Geração, aproximadamente 2 milhões e meio de reais.

A tendência é que o orçamento municipal ijuiense do ano que vem seja cerca de 9% superior ao valor de 2024. O projeto orçamentário vai ser apresentado à comunidade durante audiência pública, a ser promovida pelo Legislativo de Ijuí, no próximo dia 19, às 9 horas, na própria Câmara de Vereadores.

Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, o secretário da Fazenda de Ijuí comentou que dos 719 milhões de reais do orçamento municipal previsto para este ano, em torno de 99% já foi efetivado. No entanto, Serafim Ferreira esclareceu que há receitas que não atingem a meta, por exemplo, com o IPTU.

Aliás, enfatizou que os contribuintes em atraso com o IPTU ou qualquer débito referente a demais tributos de 2024 com a prefeitura ijuiense, é preciso que façam pagamento até 30 deste mês para não serem inscritos em dívida ativa, o que vai resultar em aumento de custos. A correção da taxa de tributos, a partir de primeiro de janeiro de 2025, deve ficar em aproximadamente 4,80%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí