Busca rápidaX


Investigação apura possível uso de pistas de pouso nas Missões para receber drogas da Bolívia

12 de dezembro de 2024

Mais de 200 policiais civis cumpriram na manhã de ontem, 11, 17 ordens de prisão preventiva e 48 mandados de busca no Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul, na Operação Beatus.

A operação visa desmantelar uma facção criminosa baseada no Vale do Sinos, que movimentou nos últimos seis meses cerca de R$ 500 milhões no tráfico de drogas, comprando fazendas, imóveis e estabelecimentos comerciais. Até o momento, oito pessoas foram presas.

A ação é coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), com base em investigações iniciadas em julho, relacionadas à lavagem de dinheiro. O grupo criminoso pode ter movimentado até R$ 1 bilhão desde 2022.

No Rio Grande do Sul, os mandados foram cumpridos em cidades como Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Parobé, Charqueadas e, especialmente, nas Missões, em Garruchos e Santo Antônio das Missões, onde foram encontradas pistas de pouso possivelmente usadas para o tráfico aéreo de drogas, principalmente cocaína da Bolívia.

Além disso, 17 fazendas foram confiscadas onde os terrenos também eram utilizados para a criação de gado, que seria uma das formas de ocultar o dinheiro do tráfico.

Fonte: RPI com Fonte: Correio do Povo - Imagem: Freepik