Mais de 200 policiais civis cumpriram na manhã de ontem, 11, 17 ordens de prisão preventiva e 48 mandados de busca no Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul, na Operação Beatus.
A operação visa desmantelar uma facção criminosa baseada no Vale do Sinos, que movimentou nos últimos seis meses cerca de R$ 500 milhões no tráfico de drogas, comprando fazendas, imóveis e estabelecimentos comerciais. Até o momento, oito pessoas foram presas.
A ação é coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), com base em investigações iniciadas em julho, relacionadas à lavagem de dinheiro. O grupo criminoso pode ter movimentado até R$ 1 bilhão desde 2022.
No Rio Grande do Sul, os mandados foram cumpridos em cidades como Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Parobé, Charqueadas e, especialmente, nas Missões, em Garruchos e Santo Antônio das Missões, onde foram encontradas pistas de pouso possivelmente usadas para o tráfico aéreo de drogas, principalmente cocaína da Bolívia.
Além disso, 17 fazendas foram confiscadas onde os terrenos também eram utilizados para a criação de gado, que seria uma das formas de ocultar o dinheiro do tráfico.