Busca rápidaX

Coronel Barros e Panambi são os únicos municípios da Amuplam com variação positiva de ICMS para 2025

12 de dezembro de 2024
Prefeitura de Coronel Barros

Dos 11 municípios da Amuplam, com sede em Ijuí, apenas Coronel Barros e Panambi tiveram variação positiva para retorno de ICMS ao próximo ano. Os dados foram divulgados ontem pelo governo estadual. Coronel Barros apresenta o maior índice, de 5,2%. Dessa maneira, o município sobe da posição 344 para o lugar 315 dentre todos os municípios gaúchos no ranking de ICMS. Já Panambi, registra variação positiva de 4,9% e avança uma posição, passa do quadragésimo sétimo para o quadragésimo sexto lugar no ranking, num comparativo deste ano com 2025.

Os demais nove municípios da Associação dos Municípios do Planalto Médio constatam queda na variação do ICMS. No caso de Coronel Barros, o prefeito, Edson Arnt, ressalta que o aumento do imposto decorre da presença de empresas no município, que geram produção, consequentemente retorno do tributo. A área agrícola de Coronel Barros teve crescimento de 27% no valor adicionado; indústria, 5,91%; comércio, 64,11%; e serviços, 2,98%.

Se contabilizar a média de todos os municípios de abrangência, a Amuplam apresenta redução de 5,5% na variação do ICMS. Ijuí tem redução de 3.65% no índice geral de ICMS.  Ainda sobre a região, mas de outras associações de municípios, Cruz Alta teve queda de 14% do retorno de ICMS; Santo Ângelo, redução de 4,3%; São Luiz Gonzaga, -8,6; Santa Rosa, crescimento de 1,7%, Três Passos, também aumento de 1,7%; e Santo Augusto, diminuição de 3,4%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí