Com as alterações que acontecem em regras agrícolas, através do governo federal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí precisa se adequar aos novos tempos. Durante entrevista nesta manhã na Progresso, o presidente, Carlos Karlinski, exemplificou que as mudanças em critérios de concessão do Proagro, que reduzem a possibilidade do agricultor receber o benefício, conforme a intensidade das solicitações, desenquadram muitos produtores e impactam em menos orçamento para a entidade.
Além disso, a descapitalização dos agricultores, visto o excesso de chuva do primeiro semestre deste ano ou ainda devido às últimas estiagens, é outro problema que repercute no sindicato. Ontem à tarde, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí realizou assembleias sobre previsão de orçamento para 2025, convenção coletiva de trabalho e mudança no estatuto social. No que se refere à convenção de trabalho, foi aprovada a sequência dessa medida com o Sindicato Rural Patronal de Ijuí, direcionada aos trabalhadores assalariados rurais.
Para o ano que vem, o presidente do STR ijuiense, Carlos Karlinski, observou que o Grito de Alerta, possivelmente vai acontecer em Três Passos. Também haverá foco em adequar políticas públicas para a agricultura familiar, seguir com orientação para aposentados rurais, atuar no apoio a produtores, devido à implantação da Nota Fiscal Eletrônica na área agrícola, dentre outras demandas.