Busca rápidaX

MANCHETES

ENEM PPL tem a participação de mais de quatro mil apenados

18 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/Susepe

Realizadas nos últimos dias 10 e 11 de dezembro, as provas da edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) tiveram a participação de 4.152 apenados. Ao todo, 87 casas prisionais do RS, nas dez regiões penitenciárias, aplicaram os exames.

Em 2023, foram 2.285 participantes em todo o Estado, sendo 115 mulheres e 2.170 homens, o que significa que em 2024 houve um aumento de 81,6 %.

Segundo o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, “a participação das pessoas privadas de liberdade no ENEM reflete um compromisso com a justiça social por meio da educação, buscando, com isso,  uma sociedade mais inclusiva e equitativa”.

Como de costume, diversas unidades prisionais realizaram aulões preparatórios para os candidatos realizarem o ENEM. Os professores dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), que atuam em parceria com a Polícia Penal, prepararam oficinas de texto e aulas intensivas, com aplicação de simulados para testar os conhecimentos dos alunos. Os apenados participaram de forma voluntária, não só das aulas do ensino médio, como também da seleção para o exame.

As aulas, além de possibilitarem o acesso à educação continuada e à participação em seleção de vagas do ensino superior, também beneficiam os custodiados com a remição, ou seja, redução de um dia de pena a cada 12 horas de estudo, prevista na Lei de Execução Penal.

Fonte: RPI - Fonte: ASCOM POLÍCIA PENAL - Foto: Divulgação Susepe