Na manhã desta terça-feira (17), a Comissão Especial da Câmara de Vereadores que avalia os serviços de água e esgoto em Ijuí realizou reuniões com o consultor de saneamento Gustavo Goulart Minuzzi e, em seguida, com o gestor institucional da Corsan Aegea, João Batista Corim da Rosa, e o coordenador operacional, Eduardo Vieira Munhoz.
Durante o encontro com Minuzzi, foram discutidos temas como o contrato de prestação de serviços, a tarifa de esgoto e a qualidade dos serviços oferecidos pela Corsan. O consultor destacou que o contrato atual é precário, devido a um termo extintivo que anulou a delegação de serviços após a privatização da Corsan. Ele reforçou a necessidade do Executivo e Legislativo realizarem um estudo de viabilidade financeira, atualizarem o plano municipal de saneamento básico e consultarem as agências reguladoras.
Posteriormente, o gestor institucional da Corsan e o coordenador operacional responderam questionamentos dos vereadores sobre a tarifa social e obras em andamento. O vereador Beto Noronha destacou que, anteriormente, a tarifa social era subsidiada pelo lucro da Corsan enquanto estatal, mas atualmente esse custo recai sobre os consumidores. João Batista Corim informou que o tema está em discussão na empresa, mas ainda sem solução definida.
No que se refere às obras, Corim mencionou os investimentos em modelagem hidráulica e a continuidade das obras de esgotamento sanitário na Rua Mato Grosso. Para 2025, estão previstas intervenções no bairro Glória, buscando ampliar o serviço de esgotamento.
Os secretários de Governo e Meio Ambiente de Ijuí foram convidados para a reunião, mas não compareceram devido a outros compromissos. O presidente da Comissão, César Busnello, solicitou que ambos sejam convocados para a próxima reunião, agendada para segunda-feira (23), às 16h, na Sala das Comissões. Para a RPI, Busnello destacou que é indispensável que o Executivo participe do diálogo, “para dizer para a população qual é sua intenção: manter o contrato programa com a Corsan Aegea, abrir processo licitatório visando a terceirização ou ainda assumir a política pública da água e saneamento na nossa cidade, municipalizado-a”.
Além do presidente, a Comissão Especial é composta pelos vereadores Rodrigo Noronha, Chico Ortiz, Josias Pinheiro e Adalberto Noronha.