Busca rápidaX

MANCHETES

Santo Ângelo decreta situação de emergência pela estiagem

7 de fevereiro de 2025

Em virtude da estiagem que afeta diversas regiões do Rio Grande do Sul, o Município de Santo Ângelo publicou, nesta sexta-feira (7), o Decreto nº 4335, que declara Situação de Emergência nas áreas afetadas pela escassez de chuvas. Com validade de 180 dias, a medida foi tomada com base na análise das condições adversas que comprometem as reservas hídricas e a produção agropecuária do município, causando prejuízos econômicos e sociais.

O ato de assinatura ocorreu na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Nívio Braz, do vice-prefeito Carlos Gonçalves, e dos secretários José Podgorski (Desenvolvimento Rural), André Pedroso (Meio Ambiente), Cleberson Taborda (Planejamento Urbano) e Rosemeri Rodrigues (Desenvolvimento Social). Também estiveram presentes Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Laurindo Nikititz, vice-presidente do Sindicato Rural; Nivaldo Langer de Moura, presidente do Legislativo, além de vereadores e representantes da imprensa.

A publicação do decreto visa facilitar a movimentação de recursos federais e estaduais e possibilitar o acesso a programas de apoio aos agricultores. De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, estima-se que as perdas em Santo Ângelo sejam de 40% na soja e 30% no milho. “Estamos trabalhando com determinação para atenuar os impactos dessa grave situação à nossa população e, ao mesmo tempo, buscando apoio para a recuperação das áreas afetadas”, afirmou o prefeito Nívio Braz.

A medida também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação do Departamento Municipal de Proteção e Defesa Civil (Demudec), e permite a convocação de voluntários para ações emergenciais, como campanhas de arrecadação de recursos para assistência à população atingida.

Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo