Busca rápidaX

Cotrijal lança edição histórica da Expodireto

10 de fevereiro de 2025

A Expodireto Cotrijal deste ano chega a uma marca histórica ao celebrar suas 25 edições. Realizada desde 2000, em Não-Me-Toque/RS, a feira foi se desenvolvendo e atualmente é uma das maiores no agronegócio nacional e internacional. O lançamento do evento foi realizado nesta segunda-feira (10), em Porto Alegre/RS, reunindo autoridades e imprensa. Neste ano, a Expodireto Cotrijal ocorre de 10 a 14 de março com mais de 550 expositores confirmados.

A feira é referência quando o assunto é promover acesso a informações, novas tecnologias, oportunidades de negócios, inovações e debates ligados ao setor agro. Tudo isso busca agregar ainda mais conhecimento aos produtores e produtoras rurais e reforçar o papel da cooperativa em desenvolver seus associados, fortalecendo a cadeia produtiva da agropecuária.

Nesta edição comemorativa, a importância do evento para o agronegócio é contada pela visão dos seus associados. “Do campo para o campo” é o mote da campanha de divulgação da Expodireto Cotrijal 2025, que traz as histórias de agricultores e agricultoras que participam desde as primeiras edições da feira, buscando oportunidades para inovar, manter e desenvolver as suas propriedades. A campanha agrega também uma websérie em que os agricultores compartilham as suas percepções de como a feira contribui para o desenvolvimento local e regional e projeta o município de Não-Me-Toque em nível internacional.

“Ao longo dessas 25 edições a feira foi ganhando cada vez mais espaço e credibilidade, virou uma referência e, principalmente, palco de importantes debates e reivindicações para o produtor rural. Reúne grandes empresas nacionais e multinacionais, instituições de pesquisa, universidades, profissionais dos diferentes ramos do agronegócio, agricultores e pecuaristas em busca de novas tecnologias, soluções e oportunidades de negócios. Tudo isso, somado à atuação da Cotrijal, gera uma grande cadeia de desenvolvimento principalmente para o setor agro, tão importante para a economia do nosso país. Sentimos muito orgulho da Expodireto Cotrijal e da contribuição que ela tem dado para a sociedade”, destaca o presidente, Nei César Manica.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reforça que “o governo do Estado tem se dedicado incessantemente ao desenvolvimento do setor agropecuário, reconhecendo seu papel vital na economia e na vida de milhões de gaúchos. Nossa presença na Expodireto, especialmente com os nossos bancos de desenvolvimento, é uma demonstração desse comprometimento. A feira é um ponto alto do calendário econômico do RS e um espaço privilegiado para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes”.

Com mais de 130 hectares, nesta semana o parque da Expodireto Cotrijal também começa a receber as empresas montadoras de estruturas e estandes. No total, o espaço deve receber mais de 3,5 mil pessoas trabalhando na pré-feira até o seu início. A programação do evento conta com espaços diversos: área de produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, máquinas e equipamentos, área de meio ambiente, área internacional, arena agrodigital, fóruns e debates. No tradicional pavilhão da agricultura familiar serão cerca de 200 expositores, com variedade de produtos de agroindústrias, artesanato, flores, plantas, além de itens produzidos por comunidades indígenas. Já na Arena Agrodigital, espaço onde são realizados painéis e debates sobre o futuro do agronegócio, serão mais de 30 expositores entre grandes empresas, hubs de inovação e startups.

Histórico

A Expodireto Cotrijal é realizada há 25 anos em Não-Me-Toque/RS pela Cotrijal. Nesse período, se consolidou como uma das principais feiras do agronegócio brasileiro e estimulou o desenvolvimento regional, apresentando tecnologias, debates e as principais inovações do setor diretamente para os produtores rurais. A feira também é fórum de revindicações, reunindo autoridades e buscando soluções para o agronegócio. Desde 2012, a Expodireto Cotrijal sedia audiências públicas da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.

Os números também evidenciam a evolução da feira. A área total do parque chegou, em 2023, a 130 hectares. Em 2024, todos os números atingiram recordes: foram mais de 377 mil visitantes, 577 expositores e R$ 7,9 bilhões em negócios. Já na sua primeira edição, realizada em 2000, a feira contava com espaço de 32 hectares, 41 mil visitantes, 114 expositores e R$ 21 milhões em negócios.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Expodireto Cotrijal