A Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – vai realizar reunião, na próxima segunda-feira pela manhã, 17, com várias autoridades para debater sobre a estiagem. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, confirmou para a RPI que estarão presentes o governador, Eduardo Leite, secretários estaduais de Agricultura e Desenvolvimento Rural, ainda deputados estaduais e federais. Também participarão representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Fecoagro – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado – Ocergs – Organização das Cooperativas Agropecuárias – Emater, entre outros.
Carlos Joel da Silva frisou que o encontro vai servir para definir o que cada entidade ou segmento do poder público vai fazer para auxiliar os agricultores atingidos pela estiagem. Segundo ele, a pauta já está definida e engloba a prorrogação de dívidas rurais por 12 anos, prorrogação automática de créditos rurais vinculados ao Pronaf e Pronamp por 120 dias, revogação das resoluções que limitam a cobertura do Proagro, dentre outras medidas.
A Fetag ainda quer ampliação do programa federal Desenrola Rural para todos os grupos do Pronaf. O decreto que institui o Desenrola Rural foi publicado no Dário Oficial de ontem e prevê uma série de facilidades para a renegociação de dívidas da agricultura familiar.
E também segunda-feira que vem, pela manhã, a Fetag vai promover mobilização em 16 municípios para alertar e apresentar a pauta de reivindicações em razão das perdas causadas pela atual estiagem e pelas intempéries de anos anteriores. A regional da Fetag Ijuí vai efetuar o movimento em Ijuí, das 10 horas ao meio-dia, defronte à agência central do Banco do Brasil, rua 15 de Novembro.