Busca rápidaX

MANCHETES

Projetos de securitização de dívidas rurais tramitam de forma paralela no Congresso Nacional

19 de fevereiro de 2025

Dois projetos de securitização de dívidas agrícolas tramitam no Congresso Nacional. Um deles é autoria do senador gaúcho, Luis Carlos Heinze, do Progressistas. O outro é do deputado federal pelo Progressistas do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen. Ambos, propõe prorrogação de débitos por 20 anos, juros de 1 a 3%, criação de fundo garantidor, linha de crédito, dentre outras medidas.

O objetivo de ter as duas propostas com tramitação paralela no Senado e na Câmara Federal é agilizar auxílio aos agricultores atingidos pela estiagem deste ano, além de problemas climáticos de anos anteriores. O deputado Westphalen comentou que o projeto apresentado sugere a unificação das dívidas de cada produtor rural.

Ontem, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Joel da Silva, participou de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso, quando expôs a realidade da agricultura gaúcha. A estiagem causa prejuízos, especialmente, nas regiões de Ijuí, Missões e Central, com grande perda na soja e outras culturas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí