Com a divisão que houve na secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Pejuçara, a área da educação ficou com uma pasta exclusiva. A mudança aconteceu no início dessa atual gestão municipal. A secretária de Educação, Emanueli Basso Quaini, explica que a separação é positiva pois, com isso, o segmento educacional pode otimizar o trabalho, com maior foco nessa área, especialmente no que se refere à administração de escolas, índices e aprovação de alunos.
A rede municipal de ensino pejuçarense conta com cerca de 500 estudantes, da educação infantil ao ensino fundamental. Nesse ano, as aulas começaram na última quarta-feira. Existe turno integral para crianças da educação infantil maternal. Já no ensino fundamental, em 2025 começou turno integral para o segundo ano. Em 2026, o mesmo sistema vai atender o terceiro ano e, assim, sucessivamente com aumento de turmas ano a ano.
No turno inverso às aulas, os estudantes do fundamental têm acompanhamento de alfabetização, oficinas, dentre outras atividades. Hoje a tarde, a secretária, Emanueli Basso Quaini, explicou esses assuntos em entrevista no programa de Pejuçara, pela RPI. Ainda abordou sobre uniformes escolares a serem entregues para os alunos e projeção de aumentar a estrutura escolar municipal.