Uma nova reunião para tratar do constante desabastecimento de água em diferentes locais de Ijuí aconteceu na tarde de ontem (25), na sede do Dnit- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em Cruz Alta. O problema vem afetando moradores de diversas localidades do município desde o início das obras de duplicação das paralelas da BR-285, o que tem causado o rompimento de algumas redes.
Segundo o prefeito em exercício, Marcos Barriquello, o encontro de ontem contou com a participação de representantes da Corsan (Aegea), Dnit, legislativo de Ijuí e moradores do bairro das Chácaras, um dos mais afetados pelo problema nos últimos dias. A situação naquela região persistia desde o final de semana, afetando principalmente o lado leste, ou seja, da Avenida Coronel Dico até o local conhecido com Faixa Velha. Alguns moradores chegaram a ficar sem água por quase uma semana.
Barriquello afirma que a reunião foi marcada por alguns embates e discussões, mas resultou em definições importantes no que se refere a ações emergenciais que devem ser tomadas, já que, segundo ele, provavelmente novas interrupções no fornecimento de água devem acontecer enquanto a obra estiver em andamento. Ele agradeceu a parceria do 27º GAC de Ijuí que nos últimos dias auxiliou na disponibilização de um caminhão-pipa para o fornecimento de água.
Entre as ações emergenciais, o Executivo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, adquiriu seis caixas d’água de dois e três mil litros que serão instaladas em locais estratégicos para serem utilizadas em caso de nova falta de abastecimento de água no bairro das Chácaras. Além disso, a prefeitura comprou algumas bombonas de água potável para distribuir a comunidade daquela região ainda nesta quarta-feira.
Segundo Barriquello, existe uma grande preocupação em relação a novos rompimentos na medida em que avança a obra de duplicação das vias paralelas. “Já ficou definido que a partir de agora haverá uma representação do Dnit, através de sua engenharia, juntamente com uma equipe técnica da Corsan (Aegea), que vai acompanhar todas as ações que serão desenvolvidas no trecho que compreende a duplicação da BR 285 visando evitar o rompimento de canos” conclui Barriquello.
Hoje, às 17h, uma nova reunião para tratar do tema ocorre no Ministério Público de Ijuí, novamente com a participação do Dnit, Corsan, Executivo.