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Demora no atendimento telefônico das UBS de Ijuí gera reclamações; Secretaria de Saúde responde

10 de março de 2025

Após pacientes relatarem a demora no atendimento telefônico ao entrarem em contato com suas referidas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou a demora na resposta de mensagens enviadas via WhatsApp, a coordenadora da rede de atenção básica do município de Ijuí, enfermeira Salester Ruver, concedeu entrevista à Rádio Progresso para esclarecer o tema. Segundo ela, a orientação repassada aos recepcionistas é para que priorizem o atendimento aos pacientes que estão presentes nas unidades. “O telefone sempre vai ficar em segundo plano. A prioridade é atender quem está no local de forma presencial” afirma.
Ainda segundo Salester, atualmente é muito grande a demanda de atendimento nas Unidades de Saúde. Ela ressalta que dificilmente os recepcionistas estão livres, na medida em que sempre existem pacientes buscando por algum tipo de atendimento. “A orientação é para que, quando der uma pausa entre uma pessoa e outra, aí sim procurem responder quem mandou mensagem via WhatsApp e verificar as ligações que não foram atendidas” enfatiza.

Além disso, pacientes relatam ainda outra questão, que é referente a renovação de receitas nas UBS. Algumas reclamações dão conta de que o usuário chega até o local para renovar a receita, e mesmo que o médico não esteja atendendo, essa renovação não ocorre no dia. Salester afirma que todas as Unidades de Saúde contam com um serviço organizado em relação a isso, ou seja, os profissionais devem orientar os usuários de que a receita deve ser deixada na referida UBS cerca de sete dias antes do prazo de vencimento, para que o médico faça a renovação de acordo com sua demanda de atendimento.

Sobre relatos de usuários que afirmam que mesmo sem pacientes no posto o atendimento demora, Salester ressalta: “se o médico não está naquele momento atendendo alguém de forma presencial, ele está em seu consultório ocupado com outra tarefa, como agendamentos/encaminhamentos de consultas, avaliando exames, renovando receitas, etc. É esse entendimento que a gente espera que nossa população tenha” enfatiza.

Fonte: RPI / Foto: ijui.rs.gov.br