Busca rápidaX

PIB gaúcho cresce 4,9% em 2024

4 de abril de 2025

O Governo do Estado apresentou nesta quinta-feira (03) em Porto Alegre o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2024. Mesmo com os efeitos da enchente, o desempenho da economia gaúcha foi positivo, inclusive com crescimento superior à economia brasileira observando o recorte do ano passado. O PIB do Rio Grande do Sul subiu 4,9% em 2024, contra 3,4 do Brasil. Fazendo a comparação na margem, ou seja, comparando o quarto trimestre com o trimestre anterior (entre julho e setembro de 2024) o Estado também teve crescimento de 4,4% contra 3,6% do país.

O resultado positivo da economia gaúcha ocorre por alguna fatores, entre eles, o bom desempenho da agropecuária em 2024, cuja comparação com 2023 teve uma evolução de 35%. A equipe do DEE (Departamento de Economia e Estatística) explica que a estiagem de 2023 teve grande impacto na safra, o que não ocorreu em 2024. O Governador Eduardo Leite ressalta que não há algo pior entre enchente e estiagem. Os dois casos são ruins. No entanto, para o fluxo da economia, que reflete o PIB, a estiagem traz mais problemas. Pedro Zuanazzi, complementa que as enchentes impactaram muito no estoque e não no fluxo, que é o que PIB indica: “Por exemplo, uma pessoa que perdeu a casa na enchente, vai tentar comprar uma casa nova para substituir a anterior, acessando benefícios.”

A secretária de planejamento do Estado, Danielle Calazans, salienta que as políticas públicas e benefícios tanto do Estado, quanto do governo federal, implementadas de imediato refletiram o resultado positivo na economia gaúcha. Como destaque está o setor do comércio, que no Estado, teve uma forte alta de 11,3% na comparação do final de 2024 para o final de 2023. Resultado bem acima do país, que cresceu 4,7% no mesmo período.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!