O Gerente Adjunto da Emater Regional de Ijuí, Bergson dos Santos afirmou em entrevista para a RPI que a chuva veio nos últimos dias trouxe um alento as famílias do meio rural, mas em função da grande estiagem, esta precipitação não resolve o problema que já foi gerado, nas culturas de verão.
A estiagem trouxe bastante prejuizos para a agricultura, principalmente para a soja, disse ele. Explicou que na medida que avança a colheita se constata a redução do rendimento das lavouras, confirmando assim as perdas devido a falta de chuvas.
Bergson destacou que estas perdas ocorreram em função de a umidade faltou no momento em que a cultura mais precisava para fazer o enchimento de grãos. Com isto, a qualidade desse grão é ruim, que acabou ficando leve, pequeno, bastante esverdeado, em função da fisiologia da planta onde não teve a capacidade suficiente de retirar os nutrientes do solo para fazer a sua perfeita formação.
Com relação as perdas, disse que varia muito em cada município, uma vez que as chuvas foram diferentes de um local para o outro. Algumas lavouras tiveram produção de 50 sacas por hectare, mas a média geral fica em cerca de 15 a 18 sacas, com uma grande maioria das lavouras com produtividade abaixo de 10 sacas por hectare. Esta redução é bastante drástica para este meio de produção, frisou Bergson.