Busca rápidaX

Rendimento médio da soja não chega a 40 sacas por hectare na região de Ijuí

10 de abril de 2025

A colheita da soja, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, está em cerca de 73%. O rendimento médio gira entre 38 e 39 sacas por hectare, porém, com inclusão de áreas irrigadas. No entanto, dos cerca de 993 mil hectares com a oleaginosa, apenas aproximadamente 5% têm irrigação, ou seja, a grande maioria da soja é no sistema sequeiro. A redução de produtividade ocorre em função da estiagem.

Afora a questão da média, a variabilidade de produção é muito grande, com lavouras que rendem de 5 a 10 sacas por hectare, até locais com 70 a 80 sacas. Santo Augusto é o município da regional da Emater de Ijuí com maior diferença, ou seja, áreas de 20 a 25 sacas de soja e outras até 80, pelo sistema sequeiro. Aliás, a região Celeiro registra melhor produtividade da oleaginosa, pois recebeu mais chuva. Em Tenente Portela e Três Passos são cerca de 40 a 45 sacas de média.

Já em Ijuí o rendimento médio da soja está abaixo de 30 sacas; Ajuricaba, 35; Bozano, 30; Coronel Barros, 20; Jóia, de 26 a 27 sacas; e 15 de Novembro, 20 sacas. O agrônomo, Gilberto Bortolini, ressalta que essas médias devem reduzir, pois as últimas lavouras a serem colhidas tem condição ruim, visto que sofreram muito com falta de chuva. Já as lavouras de soja de segundo cultivo, dentre os 44 municípios da Emater regional de Ijuí, estão em início de maturação e com potencial produtivo abaixo do esperado.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!