Busca rápidaX

Em Brasília, comitiva de Ajuricaba busca recursos para enfrentar impactos financeiros causados pela seca

11 de abril de 2025

Em busca de alternativas para minimizar os impactos financeiros provocados pela estiagem e pelo consequente Decreto de Emergência, o prefeito Paulo Dolovitsch está nesta semana na capital federal. O gestor está acompanhado pela secretária de Educação, Tatiane Capeletti Rubert e pela secretária de Assistência Social, Chaiani Pettenon Marquezin.
A comitiva municipal articula a liberação de recursos junto a deputados e senadores, a fim de garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais.

Segundo o prefeito, a escassez hídrica enfrentada neste início de ano vai resultar em significativa perda de arrecadação. “Estamos vivendo um momento delicado. A estiagem trouxe sérias consequências para o setor produtivo e, como reflexo, para os cofres públicos. Precisamos buscar novas fontes de recursos para garantir que as atividades do município não sejam interrompidas”, explicou Dolovitsch.

Durante a agenda em Brasília, a comitiva visitou diversos gabinetes parlamentares. Entre os encontros, destaca-se a reunião com o deputado federal Pompeo de Mattos, que já garantiu a destinação de recursos adicionais ao município. Outro apoio confirmado veio do deputado Covatti Filho, que também se comprometeu com o repasse de emendas parlamentares.

Além disso, a equipe municipal esteve nos gabinetes do senador Luis Carlos Heinze e dos deputados federais Afonso Hamm, Marcel van Hattem, Márcio Biolchi e Ubiratan Sanderson, reforçando os pedidos de apoio e apresentando as demandas prioritárias da cidade. Todos se comprometeram a auxiliar o município com recursos através de emendas parlamentares.

A expectativa é de que, com a liberação desses recursos, o município consiga amenizar os efeitos da crise hídrica e manter os investimentos nas áreas de educação, assistência social e infraestrutura. “A parceria com os parlamentares é fundamental neste momento. Cada recurso garantido significa um serviço que poderá ser mantido e uma resposta concreta às necessidades da nossa população”, concluiu o prefeito.

O município de Ajuricaba decretou situação de emergência no final do mês de março, quando os prejuízos já contabilizavam mais de R$ 95 milhões.

Fonte: RPI / Prefeitura de Ajuricaba
error: Conteúdo protegido!