Busca rápidaX

Novo presidente do IRGA afirma que a produção de arroz no estado representa 70% da comercialização Nacional

14 de abril de 2025

O ex-prefeito de São Borja e que também foi presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, disse na Rádio Progresso que assume com muita satisfação a presidência do Instituto Riograndense do Arroz, IRGA. Destacou que esta é uma missão importante, e que se compromete a dedicar todo o esforço, conhecimento e experiência para contribuir com o desenvolvimento do setor orizícola do Estado.

O IRGA é uma instituição estratégica para o Rio Grande do Sul, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável do setor arrozeiro, por meio da geração e difusão de conhecimento, informações, tecnologias e proposições de políticas públicas que fortaleçam toda a cadeia produtiva. Nos últimos anos e décadas, o setor enfrentou inúmeros desafios.

Observou que o foco será enfrentar as dificuldades com planejamento, parcerias estratégicas e ações voltadas ao fortalecimento da instituição. Bonotto frisou que hoje o arroz representa 7% do PIB produzido no estado e 70% do arroz comercializado no Brasil sai do RS. Os municípios de São Borja, Itaqui, Maçambará e Alegrete são os maiores produtores do estado.

Lembrou que o arroz passa por um período de atenção, uma vez que o preço está caindo, com valor de R$ 80,00 a saca de 50 kg, causando uma preocupação muito grande aos produtores. Para incentivar o setor, busca ampliar a exportação do produto para fora do país. Destacou que no momento o setor possui uma safra positiva, apesar da estiagem, com os estoques acima dos limites da normalidade.

 

 

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!