A Polícia Civil, por meio da DRACO, deflagrou nesta terça-feira, 15, a Operação Jogo Limpo para combater a promoção ilegal de rifas virtuais não autorizadas na cidade de Santo Ângelo.
Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, com foco em um empresário local que realiza essas rifas através das redes sociais de sua empresa, cuja sede também está sendo investigada.
As investigações, iniciadas em julho de 2024, revelaram que o empresário começou a promover as rifas no início do ano sem a devida autorização da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda. Ele comercializa milhares de números a preços baixos, oferecendo como prêmios veículos e dinheiro, mas sem qualquer regulamentação ou garantia quanto à realização dos sorteios ou entrega dos prêmios.
A prática resultou em movimentações financeiras ilegais e a mistura de valores ilícitos com o faturamento legítimo da empresa. Além das buscas, as contas bancárias do empresário e de sua empresa foram bloqueadas, e ele foi proibido de promover rifas virtuais sob pena de ter seu perfil bloqueado.
O inquérito investiga crimes como jogos de azar, lavagem de dinheiro, crime contra a economia popular e possível estelionato.