Busca rápidaX

Estudantes de São Miguel das Missões vão representar o RS em evento de tecnologia na Espanha

15 de abril de 2025

A Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, foi a vencedora de uma grande maratona de tecnologia na qual estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais foram desafiados a criarem soluções de negócios para problemas reais de suas comunidades. O projeto foi apresentado durante a quarta edição do HackaTchê Business, no South Summit Brazil 2025  que aconteceu na semana passada em Porto Alegre, evento que reúne empreendedorismo, negócios e inovação. A proposta do HackaTchê Business é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul que busca incentivar jovens estudantes no desenvolvimento de habilidades para a elaboração de projetos inovadores.

Em entrevista à Rádio Progresso nesta manhã (15), a professora de Língua Portuguesa do Educandário, Adriana Casali Pereira falou sobre a participação da equipe denominada +Presença na Escola, que recebeu a maior nota do grupo de jurados e conquistou o primeiro lugar da competição entre as escolas da Rede Estadual. O grupo concorreu com mais de 1.240 estudantes que representaram 310 equipes de todo o Estado. Depois de um processo de avaliação, seis grupos finalistas realizaram uma série de atividades, envolvendo oficinas e palestras com especialistas do mercado, até chegar a grande final.

A equipe vencedora, formada por um trio de estudantes de 15 anos, desenvolveu uma proposta que aborda um desafio na educação gaúcha: a evasão escolar. Os membros da equipe +Presença na Escola projetaram um aplicativo de gamificação como forma de incentivar o aproveitamento escolar. Segundo a professora, a evasão escolar é um problema presente no município, e os estudantes, através do projeto, oferecem uma ideia de solução ao problema.

Como premiação de primeiro lugar, o grupo terá uma missão internacional: representar o Estado e apresentar a ideia em Madri, no South Summit Espanha, dos dias 4 a 6 de junho. O grupo ganha transporte, hospedagem e alimentação.

Abaixo você acompanha a entrevista completa concedida nesta manhã pela professora Adriana Casali Pereira, que traz mais detalhes do projeto e do preparo dos estudantes para apresentá-lo na Espanha.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!