A prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, é a primeira mulher a assumir a presidência da Federação das Associações de Municípios do RS. Falando na Rádio Progresso, enalteceu a responsabilidade que terá à frente da entidade que representa os 497 municípios gaúchos.
Antes da eleição, visitou a maioria dos municípios administrados pelos prefeitos do Partido Progressistas, ouvindo cada gestor sobre as principais demandas. Adriane é prefeita reeleita de Nonoai, que possui cerca de 15 mil habitantes e fica na região Norte do estado.
Citou que sua história na política se deve muito ao seu companheiro, Salmo Dias de Oliveira, que também foi prefeito e presidente da Famurs. Destacou que é através da política que se pode mudar a realidade dos municípios, pois os gestores tem este papel de chegar na casa das pessoas para atender as necessidades de cada um.
Observou que cada município possui seus problemas, com muitos desafios sendo enfrentados, como o pacto federativo, que é uma pauta central que precisa ser discutida para distribuir melhor os recursos. Frisou ainda que ouviu muito dos prefeitos, a necessidade de um debate ainda mais firme em relação a reforma tributária.
A presidente da Famurs lembrou que mais de 300 municípios tem na sua essência a produção, e que terão queda de receita por conta desta distribuição do ICMS, que deve ser discutida com cada prefeito com participação da federação. Outra demanda é a reforma previdenciária, que necessita de muita atenção, e para isto, lembrou da importância de ouvir todos os prefeitos e integrar estes anseios das comunidades.
Uma das ações que a nova presidente da Famurs pretende implantar, é a agência de desenvolvimento regional. Explicou que como cada região possui sua vocação, há esta necessidade para dialogar com todos os municípios integrantes das 29 regiões do estado. Cada município destas regiões vai levar suas demandas para a associação regional, que levará estas questões à Famurs, a fim de buscar atender a todos com uma interiorização dos serviços, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento de cada região.