Busca rápidaX

Campanha Banco Vermelho, de combate à violência contra a mulher, chega ao Foro de Panambi

19 de abril de 2025

O Foro da Comarca de Panambi passou a integrar a Campanha Banco Vermelho, iniciativa de combate à violência contra a mulher. A instalação do banco, quarta-feira (16/4),  na entrada do prédio mostra o compromisso de conscientização sobre o tema, com o objetivo de sensibilizar a população e dar visibilidade à causa, de acordo com o Juiz Diretor do Foro da cidade no Noroeste do RS, Diego Ferreira dos Santos.

“Representa um passo simbólico e concreto no enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo a reflexão e o engajamento da comunidade na prevenção da violência de gênero”, diz o magistrado. O Juiz destaca que a ação ganhou reforço da Defensoria Pública da Comarca, que também colocou um assento alusivo à campanha na entrada do prédio da instituição.

Sobre o projeto

Os primeiros bancos vermelhos do Judiciário gaúcho foram instalados em 25 de novembro do ano passado, data em que se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Os assentos foram colocados nos prédios do Foro Criminal (Foro Central I), Foro Cível (Foro Central II) e no Palácio da Justiça.

Criada na Itália em 2016, a Campanha Banco Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 14.942, de 31 de julho de 2024, e prevê a instalação de bancos vermelhos em locais públicos de grande circulação como forma de conscientização. No Rio Grande do Sul, a iniciativa é conduzida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID/TJRS), em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e TJ/RS
error: Conteúdo protegido!