O Tribunal do Júri de Tenente Portela condenou, nesta terça-feira, 29 de abril, dois homens e uma mulher pela tentativa de homicídio de um adolescente de 17 anos. O crime ocorreu na noite de 18 de janeiro de 2023, na zona rural de Vista Gaúcha, no Noroeste do Rio Grande do Sul.
A mulher, apontada como mandante do crime, recebeu a pena de 19 anos e quatro meses de prisão. Um dos executores foi condenado a 10 anos, enquanto o outro cumprirá pena de 8 anos, 9 meses e 10 dias.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), os dois homens amarraram o adolescente, encharcaram seu corpo com uma substância inflamável e atearam fogo. Além disso, a vítima foi baleada em uma das pernas. O ataque aconteceu próximo a um rio. Mesmo com 96% do corpo queimado, o jovem conseguiu nadar até ser resgatado por moradores da região. Conforme a investigação, tanto a vítima quanto os agressores tinham envolvimento com o tráfico de drogas.
A promotora de Justiça Milena dos Santos Oliveira, de Tenente Portela, atuou no julgamento com o apoio do promotor Rodrigo Alberto Wolf Piton, do Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ). Milena destacou que o julgamento durou 16 horas, tornando-se o mais longo da história da Comarca. “Foi um júri que exigiu um tempo considerável para sua análise e resultou em penas expressivas para um crime grave e que teve grande repercussão na região”, afirmou.