Nesta quarta-feira, 7 de maio, agentes da força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos fiscalizaram cinco estabelecimentos em Três Passos, no Noroeste gaúcho, e apreenderam em torno de 2 toneladas de produtos impróprios para o consumo. Foram três mercados – um teve a padaria interditada –, um abatedouro e uma distribuidora.
Produtos sem indicação de procedência, com validade vencida, principalmente carne, além de álcool e medicamentos de venda proibida em mercados, foram as principais irregularidades constatadas. O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, ressalta a irresponsabilidade com a saúde da população: “havia mel sem qualquer tipo de controle, aipim até mesmo em saco de agrotóxico e melado em lata de tinta”. Parte da carne aprendida, depois de laudo técnico, foi doada ao Zoológico de São Braz, de Santa Maria.
Também participaram da operação o promotor de Justiça de Três Passos Marcelo Brito da Costa Honorato Santos, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária municipal, do Serviço de Inspeção do Município, Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).