Busca rápidaX

Farsul encaminha documento à União com reforço do pedido de securitização

17 de maio de 2025

A Farsul encaminhou para o governo federal documento que reforça o pedido pela securitização, ou seja, renegociação de dívidas rurais por 20 anos, conforme consta no projeto que tramita no senado federal. Inclusive, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul detalha os motivos do endividamento agrícola. De 2020 para cá, o território gaúcho teve cinco safras frustradas, especialmente por estiagens.

A perda de grãos entre 2020 e 2024 atingem 40,6 milhões de toneladas. Acrescentando os dados ainda estimados para 2025, são 51,3 milhões de toneladas. Ainda, conforme a Farsul, os produtores gaúchos possuem dívidas de 72 bilhões e 800 milhões de reais nas instituições financeiras. Desse montante, 27,7 bilhões de reais, ou 38%, vencem neste ano e quase 20% do débito de 2025 se refere a renegociações e prorrogações de anos anteriores. Fora do sistema bancário, há passivo bastante significativo e que precisa ser resolvido em relação a cooperativas, revendas de insumos e cerealistas.

A entidade observa que para resolver os problemas dos agricultores do Rio Grande do Sul é necessário prorrogação de débitos, a fim de atender os recursos controlados que estão dentro das instituições financeiras, tanto de custeio quanto para investimentos, mas também aprovação do projeto de securitização, ou sua versão com recursos do Fundo Social do Pré-sal proposta por entidades.

Confira, na integra, documento da Farsul pela securitização com uso do fundo social

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!