O Governo do estado do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado ontem (20) alertando a população sobre o elevado número de mortes e hospitalizações em decorrência de doenças respiratórias, que podem ser causadas por vírus como Influenza, Covid e vírus sincicial respiratório. Segundo o comunicado oficial, foi assinado ontem o decreto de emergência em saúde pública, com foco na prevenção e enfrentamento dos casos. A medida deve ampliar a oferta de leitos clínicos e de terapia intensiva, voltados ao atendimento desses casos.
Em nota, o Governo do Estado lembrou ainda que a vacina contra a Influenza está liberada a toda população, para além dos grupos de risco, no entanto, alertou que os índices de imunização estão muito abaixo do indicado, especialmente nos grupos de risco.
Em Ijuí, segundo a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Salester Ruver, somente ontem (20), 99% dos atendimentos no Corujão da Saúde foram relacionados a casos respiratórios. Diante do aumento na demanda, o local vai ampliar o horário de atendimento a partir da próxima semana, ou seja, ficará disponível à população até as 21h.
Amanhã (22), o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, vai detalhar a situação enfrentada no município em entrevista ao programa Rádio Ligado.