Hoje termina a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios, começou segunda-feira e debate temas do municipalismo, como reforma tributária, saúde, previdência, dentre outros assuntos.
O presidente da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio – e prefeito de Jóia, Dionei Lewandoswki, que participa da Marcha, frisa que um dos temas que chama atenção na programação é a possibilidade de mudança nas regras de emendas parlamentares, medida em que muitas prefeituras se apoiam para receber recursos financeiros. Abaixo, áudio de Lewandowski.
Durante a Marcha a Brasília, representantes do Rio Grande do Sul também se reuniram com a bancada gaúcha de deputados federais e senadores. Dionei Lewandowski, na ocasião, defendeu a securitização, ou seja, renegociação de dívidas dos agricultores gaúchos por 20 anos. Inclusive, a securitização é a principal reivindicação de produtores que realizam protestos no Estado. Ontem, por exemplo, houve mobilização em Ijuí, defronte o parque de exposições. Já a Fetag segue com manifestação em Porto Alegre.