Um confronto na Terra Indígena de Nonoai, no norte do RS, causou uma morte e deixou dois feridos na manhã desta quinta-feira (22). O morto é Décio dos Santos de Melo, 28 anos, filho do vice-prefeito de Nonoai, Décimo Pedro de Mello. O corpo do homem foi encontrado pela Brigada Militar dentro da terra indígena logo no início da manhã, com marcas de tiros.
Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 7h, a Brigada Militar de Nonoai atendeu a diversas ligações que relatavam disparos de arma de fogo no interior da aldeia indígena localizada no município. O caso está relacionado a um conflito que já se estende há alguns meses, motivado por uma disputa pelo cargo de cacique entre dois grupos indígenas da região. Há relatos de veículos queimados e imóveis atacados.
Outras duas pessoas ficaram feridas no conflito. Um deles, identificado como Darlei Farias, foi baleado na cabeça e, devido à gravidade do ferimento, foi transferido para o Hospital de Erechim. A outra vítima, uma mulher, foi atingida no braço. Novos feridos podem ser identificados em breve.
Diante da situação, a Força Nacional de Segurança, que está alojada em Nonoai, foi acionada e se deslocou até a aldeia para averiguações. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) já foi comunicada, assim como a Polícia Federal. O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Norte e o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também acompanham o caso e permanecem em prontidão para novos desdobramentos. O BPChoque de Passo Fundo também foi deslocado para atender a situação. Ocorrência em andamento.