O Fórum da Comarca de Augusto Pestana firmou termo de cooperação com o Município de Augusto Pestana para criação de Grupo Reflexivo de Violência Doméstica Conforme o Juiz, Marco André Simm de Faveri, a iniciativa será conduzida por psicólogas da prefeitura e terá a frequência obrigatória, em ao menos oito encontros, por homens agressores em situação de violência doméstica, familiar ou afetiva contra a mulher, por força de determinação judicial.
Para o magistrado, o grupo constitui-se em importante aliado à proteção da vítima de violência doméstica, junto com as medidas protetivas já aplicadas na Comarca. Trata-se de um espaço de escuta e de reflexão que propicia ao agressor o reconhecimento da prática de violência de gênero, passando pelo processo de autorresponsabilização e, ao final, de transformação de comportamentos e atitudes.
Marco André Simm de Faveri ainda observa que além da frequência obrigatória no grupo poder ser utilizada como uma das medidas de proteção, em caráter de urgência, nada impede que seja também aplicada como pena restritiva de direito na sentença condenatória, servindo de ferramenta para o rompimento do ciclo de violência.