Municípios, sob coordenação dos escritórios da Emater, organizam encontros e demais detalhes para colocar em prática o programa Operação Terra Forte do governo estadual. A iniciativa é direcionado a agricultores familiares e visa promover a recuperação de solos.
Um dos critérios para ser selecionado é ter o CAF – Cadastro da Agricultura Familiar – ativo. Cada beneficiado vai ter direito a 30 mil reais, em parcela única. Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, vão ser abrangidos cerca de mil e 200 produtores. Somente em Ijuí, vão ser 69 famílias.
Os Conselhos Municipais de Agricultura vão ajudar a Emater a homologar os produtores selecionados. Em Boa Vista do Cadeado, nesta sexta-feira, às 9 horas e 30 minutos, haverá reunião, na Câmara de Vereadores, quando os agricultores familiares poderão participar para receber informações sobre o programa. Já em Nova Ramada, o encontro acontecerá dia 10 deste mês, na Câmara de Vereadores, às 14 horas.
Todos os municípios vão receber um trator do governo gaúcho para ajudar nos serviços nas propriedades selecionadas no Operação Terra Forte. Em contrapartida, as prefeituras vão ter que adquirir equipamentos, por exemplo, terraceadores, pois o programa visa implantar terraços nas lavouras como uma das práticas de conservação do solo.