O noroeste gaúcho lidera a produção leiteira do País, com mais de 2 bilhões de litros por ano, de acordo com a Embrapa. Em Ijuí, atualmente existem 230 produtores de leite, mas o número vem reduzindo. Há cinco anos o número era de 650 produtores. Com as conquistas e desafios da produção em pauta, a reportagem da Rádio Progresso de Ijuí visitou a agropecuária RGD, da família Bester, em Ajuricaba, para conhecer o dia a dia da propriedade bem como homenagear os produtores pelo Dia do Produtor, transcorrido em 12 de julho.
Rogério Bester recebeu a equipe para apresentar as instalações e o manejo das vacas. A rotina da família começa cedo, às 05h, junto com os irmãos, Daniel e Guilherme, para a primeira ordenha do dia. Conforme Rogério, uma equipe trata os animais e os demais levantam as vacas da cama para iniciar o trabalho. Atualmente a propriedade dispõe de 140 vacas que produzem 6 mil litros de leite diariamente. Mas nem sempre foi assim.
A matriarca da família, Ingrid Bester, lembra o passado. Emotiva, ela recorda dos tempos difíceis quando ela e o marido tinham somente uma vaca e uma novilha. “Foi sofrido no começo. Hoje é uma praticidade e um orgulho de ver eles juntos reunidos trabalhando em casa”, disse. Rogério explicou ainda que as novas tecnologias auxiliam na rotina, a exemplo do brinco de monitoramento que informa sobre possíveis doenças ou quando a vaca está no cio, momento certo para a inseminação, por exemplo.
Sobre os desafios, a queda do poder econômico sido um problema recorrente para os produtores, bem como a variação do preço do leite. “A população tem sofrido com o preço do mercado e a inflação”.