Levantamento da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, Minas Gerais, coloca a região Noroeste do Rio Grande do Sul como a principal área produtora de leite no Brasil. A região de Ijuí fornece 2,72 bilhões de litros por ano, ou seja, por 7,71% da oferta nacional. O Oeste Catarinense contribui com 2,42 bilhões de litros (6,86%), enquanto que 2,35 bilhões de litros (6,60%) são provenientes do Triângulo Mineiro.
Esse estudo, também pode demonstrar o motivo de investimentos que ocorrem por parte de empresas e indústrias, além de eventos no segmento leiteiro em Ijuí e região. Um dos exemplos é o Milk Summit Brasil, que vai acontecer de 12 a 14 de outubro, no parque de exposições Wanderley Burmann, durante a Expofest Ijuí. O lançamento do Milk Summit aconteceu hoje pela manhã, no auditório do Sicredi das Culturas, em Ijuí. Houve presença de representantes de vários segmentos.
O Milk Summit Brasil, na Expofest, em outubro, vai ter como objetivo o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Visa integrar conhecimentos técnicos, científicos e experiências práticas para impulsionar a inovação, aumentar a competitividade do setor e gerar mais renda e empregos. O acesso a todos os eventos da programação do Milk Summit Brasil vai ser gratuito, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A RPI transmitiu o lançamento nesta manhã. (Abaixo, confira demais informações com Marina Moesch)