O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede), com sede em Ijuí, vai ter direito a 1 milhão, 885 mil reais na Consulta Popular deste ano do governo estadual. Para todo Rio Grande do Sul são 60 milhões de reais. Amanhã, o Estado e o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes) abrirão a fase de envio de propostas da Consulta Popular. Diante disso, os eleitores gaúchos poderão sugerir ideias de projetos e ações para fazerem parte da votação do mencionado processo.
O período para participação irá até 10 de agosto, de forma totalmente digital, por meio do portal consultapopular.rs.gov.br. Após, essas sugestões serão sistematizadas pelos Conselhos Regionais e Municipais de Desenvolvimento, a fim de definir o que vai integrar a lista de votação.
Por outro lado, hoje começam as assembleias dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento para iniciar o detalhamento da Consulta Popular. Essas assembleias iniciais regionais poderão ser desenvolvidas até primeiro de agosto. A terceira etapa está marcada para 16 de agosto a 6 de setembro, com as assembleias públicas intermediárias. Já de 8 a 26 de setembro vai ser a vez das assembleias regionais ampliadas.
A votação da Consulta Popular acontecerá de 6 a 10 de outubro quando, de forma voluntária, os gaúchos terão possibilidade de votar em projetos para receber dinheiro do governo estadual em 2025, isso em diferentes áreas. Na área de abrangência de Ijuí, os eleitores votam em projetos sistematizados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, total de 11 municípios. O Corede Noroeste Colonial ainda vai definir quantos projetos estarão na lista de votação e quantos serão aprovados para receber dinheiro, a partir do valor de 1 milhão, 885 mil reais destinados à região de Ijuí.