Busca rápidaX

MANCHETES

Vereador Chico Ortiz avalia principais projetos do primeiro semestre em Ijuí

18 de julho de 2025
Foto: Acervo/RPI

O Vereador Chico Ortiz (PP), em entrevista à Rádio Progresso, fez a avaliação do município no primeiro semestre de 2025.

Ortiz enfatizou que Ijuí precisa de desenvolvimento econômico, social, urbano e rural, dessa forma pode ser agregado valor na evolução e no crescimento da cidade. Ainda frisou a importância de estar inserido na sociedade para acompanhar as demandas de curto, médio e longo prazo que surgem na vida da comunidade, e disse que sempre busca sanar situações imediatas pensando também no futuro.

Segundo ele, o município aprovou dois grandes projetos nesse período, sendo eles, o Projeto Reis Tributário, onde os contribuintes puderam fazer a renegociação de todo tipo de dívida com descontos de até 100% da multa e juros, e o projeto de regularização de áreas construídas, que prevê descontos de 50% nas taxas de regularização e em qualquer tipo de multa que uma instituição possa ter. Ele ainda afirma que o município tem cerca de 40 mil unidades construtivas e que desse total, 15 mil são apartamentos e outras 25 mil são casas e empresas, é estimado que até 10 mil unidades precisam de algum tipo de regularização.

Os projetos foram pensados como uma forma de atender a população para que todos estejam alinhados com a prefeitura e em dia com suas obrigações. Conforme o vereador, esses projetos são uma via de mão dupla, onde não apenas o contribuinte obtém uma oportunidade, mas ao passar os recursos ao município, acaba colaborando com serviços públicos de qualidade para todos os cidadãos.

Ortiz ainda reitera que Ijuí é um município protagonista de grandes polos, como a educação, saúde, logística, cultura, sendo multiétnico e tradicionalista, além de ser um polo de construção civil, do mercado imobiliário, do comércio e de serviços. Por isso, o vereador ressalta que deve estar sempre presente na comunidade, ouvindo as pessoas e absorvendo demandas com base na necessidade e urgência da população.

Por fim, ainda relembrou grandes desafios que marcaram o primeiro semestre, como a estiagem na safra de verão e grandes chuvas que abalaram muitos municípios, além da taxa Selic que se encontra a 15% ao ano, o que afeta o preço dos alimentos, combustíveis e energia, sendo um desafio para quem consome em quem produz.

Para combater essas dificuldades da população, Ortiz afirma que é preciso soluções para cada setor produtivo, como os eventos da Semana Farroupilha, da Expofest e do Natal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!