Busca rápidaX

MANCHETES

Médica geriatra Ivy Lovatel explica as práticas para um envelhecimento saudável

18 de julho de 2025

Na última quarta-feira (16), a Rádio Progresso realizou entrevista com a doutora Ivy Bauer Lovatel, médica geriatra. A geriatria é uma especialidade que busca cuidar do envelhecimento, que de acordo com a doutora é um processo normal na vida de todas as pessoas. Assim, não deve ser visto como algo negativo e apesar das dificuldades enfrentadas com o avançar da idade, é possível envelhecer com saúde.

Para alcançar a terceira idade de forma saudável, Ivy destaca que é necessário começar com bons hábitos ainda na juventude, como a prática de atividades físicas, o que é fundamental para a prevenção de fraturas, doenças cardiovasculares, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, AVC e infarto, e doenças mentais como a  depressão, ansiedade e demências. Outra vantagem é o aumento da força dos músculos, o que garante maior autonomia depois da terceira idade. Para aqueles que já passaram dos 60 anos e não praticam nenhuma atividade física, a doutora explica que não é tarde para começar, pois os benefícios se mantêm mesmo com início tardio.

Além de manter o corpo ativo, Ivy destaca que também é preciso manter a mente em trabalho constante para garantir uma boa saúde mental. Segundo ela, fazer leituras de livros, revistas e jornais ou ainda jogar jogos como caça palavras, palavras cruzadas, jogos de memória e de cartas, colaboram com o estímulo da cognição. Outra prática sugerida é aprender algo novo, como cantar, fazer artesanato, pintar, tocar instrumentos musicais ou aprender um idioma. Além disso, a doutora reforça a necessidade de socialização e convívio com outras pessoas, sejam familiares ou amigos.

Sobre suplementação vitamínica, Ivy alerta que devem ser indicadas e dosadas por profissionais da área da saúde, dependendo da necessidade e contexto de cada paciente, sendo contraindicada a automedicação.

A médica geriatra ainda contou que para garantir um envelhecimento saudável é preciso ter um acompanhamento médico, para isso os especialistas em geriatria fazem o papel de gerenciar todas as práticas saudáveis que uma pessoa idosa deve ter, além dos exames preventivos de acordo com cada idade. Ivy destaca que a partir dos 40 anos já é indicada uma consulta com um geriatra para o planejamento de envelhecimento saudável e a partir dos 60 é necessário fazer uma consulta pelo menos uma vez ao ano. Durante o atendimento é realizada uma conversa com o paciente para entender sua realidade, para então fazer a adaptação de sua rotina com práticas mais saudáveis.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!