Busca rápidaX

MANCHETES

Deputado Gerson Burmann destaca frentes parlamentares e homenageia legado do tio Beno Burmann

21 de julho de 2025
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em entrevista concedida à Rádio Progresso de Ijuí na manhã desta segunda-feira, 21, o deputado estadual Gerson Burmann (PDT) destacou a trajetória política de seu tio, Beno Orlando Burmann, que completaria 100 anos neste dia. Ex-prefeito de Ijuí, Beno foi um dos fundadores da Rádio Progresso e da Cotrijuí. Segundo o parlamentar, sua história política também foi marcada pelo exílio no Uruguai, e uma homenagem será realizada em sua memória no âmbito partidário.

Durante a entrevista, o deputado abordou sua atuação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde atualmente preside três frentes parlamentares. Uma delas, voltada às cooperativas habitacionais, busca ampliar o acesso ao programa Minha Casa Minha Vida. Burmann explicou que, após divergências entre os governos federal e estadual sobre a execução do programa, a frente articulou para que as negociações fossem feitas diretamente entre os entes federativos e os municípios. “Nós intermediamos para que pudéssemos ter em torno de 2.500 unidades habitacionais com participação do Estado”, afirmou. Segundo ele, um novo aporte de recursos federais está previsto para setembro.

Outra frente destacada foi a que trata da BR-285, considerada uma das principais rodovias do estado. Burmann informou que já houve reuniões com o DNIT para tratar da totalidade da estrada. Ele citou a inclusão das vias paralelas de Ijuí no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), movimento importante para a arrecadação de recursos, mas salienta que a estimativa de conclusão mais realista para conclusão da obra é de 6 à 7 anos. O deputado também mencionou que há trechos ainda não pavimentados da rodovia no Estado. Segundo ele, há intenção de iniciar um projeto de duplicação total da BR-285.

Burmann também é presidente da frente parlamentar em defesa da pessoa idosa. Entre os avanços, mencionou a criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa e a implantação do programa Lar Centro Dia, que já contempla 46 municípios. Outro destaque foi a aprovação de uma complementação de renda para pessoas com 80 anos ou mais, com renda per capita de até um salário mínimo. O benefício foi sancionado e aguarda regulamentação.

Por fim, o deputado comentou o Projeto de Lei 321/2024, de sua autoria, que propõe a criação de uma Central de Acolhimento voltada aos motoristas que transportam pacientes do interior para Porto Alegre. A proposta recebeu parecer favorável, mas ainda aguarda votação na comissão responsável.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!