Ao avaliar o primeiro semestre do ano, o prefeito de Nova Ramada disse que uma das principais preocupações era atender as demandas voltadas a melhorias nas estradas e acesso asfáltico ao município. Alzevir de Marchi afirmou que como a RS 539 é uma reivindicação de 28 anos da população, foi a Porto Alegre verificar o andamento do processo.
Havia um convênio em que o município entraria com 30% e o estado com o restante. O prefeito entendeu que este valor seria muito elevado ao município e solicitou ao governo do estado um ajuste no convênio. Com isto, foi anulado o contrato anterior e o estado passou a assumir toda responsabilidade da obra.
Segundo o prefeito, a promessa do estado seria de licitar ainda no primeiro semestre do ano. No entanto, como isto ainda não ocorreu. A expectativa é de que ainda no segundo semestre deste ano o governo deve licitar o trabalho.
Alzevir citou ainda que foi finalizada obra de asfalto no Barro Preto em direção ao Formigueiro, bem como, realizadas galerias na ponte próximo a mesma localidade e recuperação de vários trechos de estradas no interior. Através do programa “Porteira pra dentro”, foram atendidas cerca de 20 propriedades, de um total de 60 inscritas. O objetivo do programa é melhorar o acesso aos produtores rurais.
Destacou que há muitas dificuldades com relação ao andamento das obras, por falta de mão de obra para executar os trabalhos. Outra ação realizada no município foi a conclusão da reforma da escola, bem como inicio das atividades de melhorias na creche municipal para implantar o turno integral.
Na área da saúde, o município de Nova Ramada está atendendo todas as demandas da comunidade, com o atendimento básico. Já as consultas e exames especializados são conduzidos para outros municípios.
Para o segundo semestre o prefeito espera concluir muitas ações que estão encaminhadas, priorizando o atendimento da população do interior na melhoria das estradas, além de aquisição de maquinários e equipamentos. O prefeito lembrou que também está adquirindo uma área para construção de casas e outra para o distrito industrial.