Como forma de agregar inovação ao jantar italiano, que vai acontecer dia 30 deste mês, a comunidade de vila Floresta, interior de Ijuí, vai realizar o 1º Concurso de Vinho Artesanal. Conforme o integrante da capela São João Batista, Felipe Eickhoff Coppetti, são dois eventos em separado, mas que se unem, pois a entrega da premiação do concurso vai ocorrer durante o jantar.
Ele observa que a ideia de realizar avaliação de vinhos surgiu também pelo fato de não existir mais o concurso anual de vinho do Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí, além de manter essa tradição no município. Ainda há o aspecto da cultura italiana, que é mantida no distrito de Floresta e na Colmeia do Trabalho em geral, de produzir vinho.
Podem participar do concurso, produtores que comprovem residência em Ijuí. Diante disso, por exemplo, um agricultor que tem parreiral e produz vinho em outro município, mas mora em Ijuí, também tem possibilidade de se inscrever. As inscrições começam hoje, com término no próximo dia 15, e apenas no escritório local da Emater, rua 24 de Fevereiro, centro da cidade. As categorias são vinhos tinto e branco artesanais.
A inscrição custa 20 reais por categoria e é possível participar com apenas um vinho por categoria, ou seja, o produtor poderá inscrever dois tipos de vinho. Juntamente é necessário apresentar amostra de cada vinho, com no mínimo 600ml, além de comprovante de residência. Essa produção não pode ser comercializada profissionalmente e precisa ser da safra de 2025. A avaliação e julgamento vai acontecer através de uma comissão com integrantes da Emater e convidados e de maneira às cegas. Inclusive, a avaliação vai ocorrer com acesso restrito aos integrantes da comissão, conforme detalha Felipe Eickhoff Coppetti.
A divulgação dos vencedores e premiação vai acontecer durante o 36º Jantar Italiano de Vila Floresta, dia 30 de agosto, no pavilhão da igreja católica. Os vencedores terão que estar presente no evento para receber os prêmios, senão, o prêmio passa para outro agricultor, segundo ressalta Felipe Eickhoff Coppetti.
A entrevista ontem, no Progresso Rural, ainda detalhou a premiação. O primeiro lugar de cada categoria do concurso de vinho artesanal vai receber uma pipa de polietileno de 90 litros; o segundo, pipa de 60 litros; e terceiro lugar, pipa de 30 litros. Felipe Eickhoff Coppetti, que também é agricultor e agrônomo, destaca que o concurso de Vinho Artesanal de vila Floresta conta com apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural, Cultura, Esporte e Turismo, que patrocinam as pipas para premiação. Abaixo, confira a entrevista completa com Felipe Coppetti.