Em Nova fase do programa Avançar Mais na Saúde, hospitais do Rio Grande do Sul vão receber 213 milhões e 700 mil reais, conforme anúncio feito ontem à tarde. O Hospital Bom Pastor de Ijuí ganha 866 mil e 300 reais, a fim de comprar equipamentos para o centro cirúrgico e setor de imagem, ou seja, facoemulsificador e ultrassom.
O Hospital de Santiago tem direito a 6 milhões e 400 mil reais para construção de uma unidade de internação hospitalar, com 28 leitos, implantação do centro integrado da saúde da mulher e reforma do pronto atendimento. Para o Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta, são 6 milhões e 800 mil reais para ampliação do atendimento imediato, também compra de equipamentos para o centro de parto normal e unidade de cuidados intermediários.
No que se refere ao Hospital São José, de Giruá, o valor é de 3 milhões e 300 mil reais para reforma do centro cirúrgico e centro de materiais esterilizados, ainda equipamentos para internação. Já o Hospital de Panambi recebe 1 milhão de reais, a fim de adquirir equipamentos para o novo pronto atendimento, ou seja, ventilador de traqueia e carro de emergência.
No caso do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, o Estado anunciou, ontem, 1 milhão, 490 mil reais para equipamentos a fim de estruturar a UTI do serviço de hemodinâmica. Também beneficiado o Hospital Regional das Missões, de Santo Ângelo, com 2 milhões e 200 mil reais. O recurso servirá para reforma do centro obstétrico e da unidade de cuidados intermediários neonatal.
Ainda verbas para o Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto, montante de 1 milhão e 300 mil reais, para equipamentos ao centro cirúrgico, maternidade, ambulatório, agência transfusional de sangue e expansão da especialidade de oftalmologia.
Quem também tem direito e dinheiro é o Hospital de São Luiz Gonzaga, montante de 1 milhão e 100 mil reais, para compra de mamógrafo. Em relação ao Hospital de Redentora, são 1 milhão e 700 mil reais, para adequações no sistema de climatização e de ventilação mecânica.
O Avança na Saúde do governo gaúcho ainda informou repasse de 6 milhões de reais para o Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, para aquisição de ressonância magnética. No caso do Hospital de Caridade de Três Passos, são 1 milhão e 300 mil reais, para compra de máquinas de hemodiálise e poltronas.