As primeiras lavouras já estão prontas para o início do plantio do milho, safra 2025/2026, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. Conforme o zoneamento agroclimático, a semeadura inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 11. Agricultores seguem com manejo de plantas de cobertura através da aplicação de herbicidas. A tendência é de manter a mesma área de milho do ano passado, que foi de 74.825 hectares, ou até leve aumento.
Já referente à aveia branca da atual safra, na mesma área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, o atual período com sol permite o bom desenvolvimento da cultura. Porém, lavouras semeadas nos períodos anteriores ao recomendado pelo zoneamento não se recuperaram dos danos provocados pelas geadas e são direcionadas para nova implantação de outra cultura. 8,20% da aveia branca está em granação, fase mais adiantada. A cevada, por sua vez, tem bom aspecto.
A canola também se desenvolve bem, embora algumas áreas com baixa densidade de plantas, mas com emissão de grande número de ramos secundários. 9% está em granação e 24% em floração. No trigo, as primeiras lavouras semeadas em final de maio estão em estágio final de alongamento do colmo e início do emborrachamento, com perspectiva de emissão da espiga nos próximos dias. Isso representa aproximadamente 20%.