Uma representação de agricultores e lideranças do Rio Grande do Sul está em Brasília em mais uma etapa de esforço para que o projeto de securitização de dívidas rurais seja votado pelo plenário do Senado e sancionado pelo governo federal. O produtor, Rafael Herman, de Boa Vista do Cadeado integra o grupo. Ele disse para a RPI que houve entrega de documentos para senadores das mais diferentes regiões do país para que eles se sensibilizem a fim de votar a matéria o mais rápido possível, até pelo fato que iniciou o período de plantio do milho e em breve começa cultivo da soja.
Além disso, a representação gaúcha dialoga com deputado federais. Como muitos agricultores do Rio Grande do Sul possuem dívidas, visto frustrações das últimas safras, a securitização, ou seja, alongamento de débitos por até 20 anos e juros reduzidos, se torna fundamental para dar folego financeiro aos produtores. Herman destaca que ontem ocorreu reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O objetivo também é que o projeto de securitização tramite em regime de urgência. Rafael Herman destaca que também existe sensibilização do governo federal. (Abaixo, áudio Rafael Hermann)
O agricultor de Boa Vista do Cadeado também frisa que a representação gaúcha que está em Brasília também expôs a importância de ser votado o projeto da área do leite, da mesma forma, para ajudar o segmento leiteiro que sofre sucessivas quedas de preço ou outros problemas. (Abaixo, áudio Rafael Hermann)
Ainda ocorreu reunião com a direção do Banco do Brasil, em Brasília, para que a instituição financeira melhore as diretrizes de negociação de dívidas atrasadas de agricultores.